LUGARES BONITOS COM HISTÓRIA - CURIOSIDADES - QUELUZ - PORTUGAL VS BRASIL



Não me canso de dizer, Portugal é lindo e, para um país tão pequeno, tem uma grande variedade de características geográficas, gastronómicas e culturais. A paisagem é muito diversificada,    as casas típicas estão em harmonia com o clima e os recursos naturais das regiões, os sotaques são muito variados, a doçaria é, talvez, a melhor do mundo, os pratos regionais um espetáculo e, de norte a sul do país, as gentes são calorosas e recebem bem os visitantes.
Nunca me canso de "descobrir" "terrinhas" carregadas de história e de regionalismos, nem de me embriagar com o verde, a montanha, a planície ou o mar.
Mas, a nossa "marca", por via da gloriosa Época dos Descobrimentos, encontra-se espalhada por outros continentes, existindo mesmo várias localidades, noutros países, com o mesmo nome de lugares, vilas ou cidades de Portugal.
O Brasil é um país imenso, principalmente se comparado com Portugal, repleto de uma multiplicidade cultural, de gentes de todas as partes do mundo
O cafezinho, o sorriso, o português, falado de uma forma mais doce e cantada, o Carnaval, ou os cantares sertanejos, são uma imagem de marca indissociável do povo brasileiro.
Do pouco que conheço, ao "vivo e a cores", e do muito que conheço, via Internet e televisão, sinto-me à vontade para afirmar: o Brasil é lindo.
E hoje, voltando à nossa marca, ou legado, venho deixar-lhes um "cheirinho" de mais duas localidades, uma no Brasil, outra em Portugal, que partilham o mesmo nome:
QUELUZ


QUELUZ – SÃO PAULO, BRASIL -  


Município situado no leste do estado de São Paulo, na microrregião de Guaratinguetá, com uma população estimada, em 2003, de 9544 habitantes e uma área de 249 km², o que resulta numa densidade demográfica de 38,33 hab/km².
Em Queluz localiza-se parte da Pedra da Mina, ponto mais alto do estado (2798 m), no ponto de encontro das divisas do município com Lavrinhas (SP) e Passa Quatro (MG), e o Pico dos Três Estados (2665 m), que marca o ponto de encontro das divisas estaduais do Rio de Janeiro, Minas Gerais e São Paulo.
Serra da Mantiqueira - Pedra da Mina
Queluz teve origem num aldeamento de índios puris, criado no ano de 1800. A aldeia cresceu em torno de uma capela, onde hoje se ergue a igreja matriz. O povoado foi elevado a vila em 1842, passando a município em 1876.
Seu padroeiro é São João Batista e o nome de Queluz foi uma homenagem prestada à família reinante, tendo a localidade recebido o nome do palácio perto de Lisboa.
O município desenvolveu-se com a cultura do café, que aí deixou importantes marcos culturais, como as sedes ainda existentes das fazendas do Sertão, São José, Restauração, Bela Aurora, Regato, Cascata e outras.

Estação Ferroviária

O município conta com várias cachoeiras, como a conhecida Águas da Marambaia  que atrai grande quantidade de turistas no verão.
Águas da Marambaia
O calendário de festas do município é farto, desde abril com a Festa da Moranga e da Mandioca, ingredientes primordiais para o prato típico do município, batizado de "Queluz na Moranga", passando pela Festa de São João em junho - tradicional festa junina, a maior e melhor de todo Vale do Paraíba -, pelo Festival de Inverno em julho, Festa do Doce em Outubro, entre outros eventos realizados pela população e prefeitura.
Os municípios limítrofes são Resende (RJ) a leste e nordeste, Areias a sudeste, Silveiras a sul, Lavrinhas a oeste e Passa Quatro (MG) a norte.

QUELUZ – SINTRA, LISBOA – PORTUGAL

 
Orago: Nossa Senhora da Conceição
População: aproximadamente 30 000 habitantes.
A origem do nome Queluz, segundo David Lopes, deriva do árabe quê ou cã, que significa vale estreito ou leito de rio e lûz ou llûz, que significa amendoeira, tese perfilhada por José Pedro Machado.
Outrora um cenário campestre, de terrenos férteis e muita água, Queluz é hoje a primeira cidade do Concelho de Sintra, um espaço urbano, histórico e uma mais-valia em termos de valor patrimonial.
A Freguesia de Queluz, situada no distrito de Lisboa e a cerca de 12km da capital, abrange uma área de 3.6 Km2 e integra, juntamente com as Freguesias de Monte Abraão e Massamá a Cidade de Queluz, é uma das 20 freguesias que constituem o Concelho de Sintra.
Aqueduto de Queluz
No que respeita ao carácter socioeconómico de Queluz, a freguesia caracteriza-se por uma atividade essencialmente de comércio e serviços, maioritariamente familiares. Existem cerca de 500 estabelecimentos, a par de 3 centros comerciais.
De acordo com os Censos 2001, Queluz tem uma população maioritariamente composta por mulheres. Quanto ao grupo etário, a faixa de idades compreende-se entre os 25 e os 64 anos e a grande maioria dos queluzenses trabalha fora da freguesia e até mesmo fora do Concelho, o que traduz um movimento pendular intenso da população activa.
É em Queluz que se localiza o Palácio Nacional de Queluz e seus jardins, os quais constituem um notável conjunto monumental que apresenta uma vivência intimista da corte portuguesa de Setecentos, ao mesmo tempo que representa momentos de extraordinária relevância histórica e de afirmação do poder real.
Palácio Nacional de Queluz
Apresentar a evolução do gosto da corte nos séculos XVIII e XIX, marcada sobretudo por influências francesas e italianas, quer nos espaços interiores, quer nos jardins, num período que percorre o barroco, o rocaille e o neoclássico, constitui uma vocação essencial deste Palácio, enquanto instituição que privilegia o conhecimento, a interpretação e a fruição de um conjunto monumental de incontornável referência no património arquitetónico e paisagístico português.
Jardins do Palácio
Integrada no Palácio funciona a Escola Portuguesa de Arte Equestre e é a sequência do que foi a Picaria Real, academia equestre da Corte Portuguesa do século XVIII. Encerrada no século XIX mas não extintos os seus ensinamentos e tradição, nunca deixaria de influenciar a maneira de montar em Portugal. 



Comentários

  1. faz 50 anos que desapareceu uma tia minha com nome de narcisa fonseca borges. se alguem souber de alguma pista por favor me avisa . sua irmã de 91 anos fala muito desta irmã seu nome é maria augusta apelido ( nina) ela era natural de campanha m.g

    ResponderEliminar

Enviar um comentário

Vou adorar ler os seus comentários....
Concorde, discorde, dê a sua opinião...
Volte sempre.
Bem-haja pela sua visita