FIM DO MUNDO

Morte do Sol
Confunde-me esta estranha obsessão que, ao longo dos tempos, as pessoas têm manifestado em relação ao fim do mundo. 
Cada vez que o final de um século se aproxima, instala-se uma espécie de pânico em relação ao fim do mundo...
Acresce que a maioria destes "profetas apocalípticos" e seus seguidores, normalmente, não sabem  fazer contas, antecipando sempre esse acontecimento em um ano. Pois, como o nosso calendário iniciou a contagem, a partir do nascimento de Cristo, com o ano 1 e não com o ano zero, só mudamos de século ou de milénio quando entramos num ano terminado em 1 (101, 1001, 2001) e não em 0.
Mais extraordinária, ainda, é esta "profecia"  do final do mundo para hoje, 21 de Dezembro de 2012, baseando-se a mesma no facto do calendário Maia ter terminado nessa data, por qualquer razão que desconhecemos. 
Mas, se nos detivermos a pensar, talvez faça algum sentido que o seu declínio, enquanto civilização, e a posterior chegada dos conquistadores espanhóis possam estar, de alguma forma, relacionados com o facto de não terem dado continuidade ao dito calendário.
O aproveitamento que é feito destes factos,  por algumas doutrinas, supostamente místicas, espíritas ou espiritualistas, é notoriamente abusiva e, infeliz e assustadoramente, alguns desses pretensos "iluminados" podem conduzir pessoas deprimidas, inseguras ou desequilibradas, emocional ou intelectualmente, para situações problemáticas, dramáticas ou, até mesmo, ao suicídio de grupos.

O mundo, e neste caso estamos apenas a referir-nos à Terra e ao nosso sistema solar, um dia, irá acabar com a morte do Sol,  pelo menos da forma como o conhecemos,  se não antes, por qualquer facto, de momento, imprevisível. Segundo Fischer, ele morrerá dentro de cinco biliões de anos e, na contagem de tempo no campo da astrofísica, isso significa que o Sol já começou a agonizar.
Obviamente, os humanos não irão assistir à morte do sol, pois, toda a vida na terra terá desaparecido muito antes desse final, em virtude das diversas transformações que o sol irá sofrer antes da agonia final.
Nestes últimos anos, tenho lido, esporadicamente, diversa "informação" relativa ao 2012, nem toda é apocalíptica, alguma prevê, não o fim do mundo, mas antes uma transformação espiritual na humanidade.
Estas leituras, para mim que me considero uma pessoa espiritual, deixaram-me sempre muito perplexa, não exatamente quanto ao seu conteúdo, mas, acima de tudo, pelo facto de não compreender muito bem quem são estes "auto-iluminados" que "conhecem" e sabem coisas que a mais ninguém é dado conhecer e saber.
A evolução espiritual da humanidade, se é que existe, tem sido feita de uma forma muito lenta e conturbada, pelo que é totalmente absurdo imaginar que essa evolução se fará de forma galopante, num determinado ano, ou numa determinada época, sem que, para o efeito, tenham havido ocorrências ou circunstãncias muito específicas, significativas e marcantes, do aqui, do aquém e do além, todas em simultâneo.
O Universo começou, de acordo com a teoria mais aceite pelos cientistas, pela explosão de um minúsculo ponto de energia, o Big Bang,  e, segundo outras teorias, terminará num outro pequeno ponto de energia, Big Crunch, pela contração do Universo, após ter atingido a sua expansão máxima, ou, alternativamente, pelo congelamento do Universo, Big Freeze.
Na verdade, todas estas teorias, ainda que fundamentadas nas investigações de diversos cientistas, não passam disso mesmo, teorias.
No entanto, parecem-me bem mais credíveis do que os devaneios desses "iluminados" que se multiplicam e pululam por todo o lado.
Creio que o nascimento do Universo, das galáxias, sistemas solares ou da Terra e dos humanos, não se deveu ao acaso, mas sim à manifestação e materialização de uma inteligência e de uma energia, de que também  nós somos feitos.
Creio que a ciência não é, nem deve ser, incompatível com a espiritualidade ou a religião. Não acredito em  deuses que tiram "coelhos da cartola", realizando obras imensas em dias, mas sim num Deus que usando a sua própria energia e inteligência, criou um Universo, do qual Ele é tanto a origem, como a essência, sendo nós feitos da mesma matéria das estrelas e portanto da mesma matéria de Deus.
Quanto aos mistérios que ainda nos estão vedados, tenho a certeza de que nos poderão ser revelados, um dia, quer pela ciência, quer pelo nosso regresso à Origem.
Entretanto, acho que o melhor que podemos fazer é aproveitar ao máximo o Mundo espetacular que Deus criou para nós.
Por essa razão vos deixo com as imagens do Fim do Mundo, na Patagónia, e o link para poderem visualizar outras mais.  



Lagos Glaciais, cercado por picos com mais de 3000 metros acima, situado entre os Andes e a Patagónia.

Florestas Exuberantes - Parque Nacional Queulat

A Lagoa Azul um marco espetacular de Torres del Paine

Comentários